sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Governadora inaugura escola no assentamento 17 de Abril.


A governadora Ana Júlia Carepa vai inaugurar na manhã desta sexta-feira (26) a escola de ensino fundamental e médio Oziel Alves Pereira, construída no Assentamento 17 de Abril, no município de Eldorado dos Carajás, região do Carajás. O nome da escola rende homenagens a uma das vítimas do massacre da curva do S, ocorrido em abril de 1996. A governadora cumpre agenda do governo popular, comprometida com o desenvolvimento da educação e bem-estar das comunidades carentes do Estado do Pará.
A obra é dotada de 12 salas de aulas, laboratório de informática, auditório, refeitório e uma quadra de esporte revestida com piso especial. O investimento financeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), foi de R$ 4,5 milhões e vai atender cerca de 1.200 alunos.
Ainda em Eldorado, a governadora entregará as obras do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), com ações focadas ao atendimento de família em situação de risco social. A governadora Ana Júlia será recebida pelo prefeito de Eldorado do Carajás, Genival Diniz (PT), políticos e lideranças comunitárias.
O Assentamento 17 de Abril é fruto de uma luta histórica de famílias vinculadas ao Movimento Sem Terra (MST). No local residem aproximadamente 690 famílias, descendentes diretos e indiretos dos sobreviventes do massacre de Eldorado do Carajás, ocorrido na curva do S, em 1996. Passados 14 anos, a comunidade tinha o sonho de possuir uma escola moderna, já que antiga era de madeira e não apresentava qualquer segurança aos professores e alunos, conforme conta Jean Carlos da Silva, diretor da Associação dos Moradores e Trabalhadores Rurais do Assentamento 17 de Abril.
Para a comunidade, que ainda realizou várias manifestações da rodovia 275, que dá acesso ao assentamento, a obra vai melhorar a educação no local. Segundo Rivanda Azevedo Almeida, coordenadora pedagógica do assentamento, os alunos têm bom rendimento escolar e não costumam faltas às aulas. A meta, agora, será lutar pela implantação de cursos profissionalizantes para aumentar as chances dos jovens na disputa pelas vagas no mercado de trabalho.
O investimento do Governo do Estado na área da educação cresceu qualitativamente na região sudeste do Pará. Segundo a coordenadora da 4ª Unidade Regional de Educação, Irene Correia Ribeiro, os investimentos garantiram a construção da escola do Assentamento Rural 17 de Abril, além de reformas em escolas de Parauapebas, Marabá e São Domingos do Araguaia.
Com a obra de reforma, a escola professora Elza Dantas, em São Domingos do Araguaia, vai atender 1.300 alunos em três turnos. As turmas terão mais conforto e segurança para realizarem suas atividades. A quadra de esporte ganhou pintura e telhado modernos. A diretora Marluce Silva Azevedo quer, agora, ampliar o corpo técnico, visando ainda implantar um novo projeto pedagógico com mais qualidade de ensino e capacitação profissional.
Em 2010 estão previstas a reforma da escola Walquize Viana, de ensino médio, localizada em Marabá, que ainda teve mais duas escolas completamente reformadas: Gabriel Pimenta, na comunidade de Morada Nova, e Plínio Pinheiro, no núcleo da Marabá Pioneira. Em Itupiranga será reformada a escola da Vila Cruzeiro, após vários anos de abandono. Para a coordenadora da 4ª URE, a nova fase da educação no sul e sudeste do Estado é "muito positiva, já que foram vários anos sem construção e reformas de escolas nestas duas regiões do Pará".
Selma Amaral - Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário