segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ana Júlia vai buscar apoio de mais lideranças no 2º turno

A candidata à reeleição ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa (PT), afirmou que buscará alianças programáticas com as demais lideranças políticas e populares do estado para enfrentar a disputa do segundo turno eleitoral. Ela frisou que gostou de alguns programas apresentados por outros candidatos, como de Domingos Juvenil (PMDB). Ana Júlia adiantou ainda sua disposição para o segundo turno: "Neste segundo turno nós vamos mostrar aos eleitores que o Pará não pode ser mais a periferia do Brasil, não podemos voltar ao passado", disse a candidata, nesta segunda-feira.

Ana Júlia avaliou ainda que o resultado das eleições foi "contaminado" pelas diversas pesquisas incorretas que foram divulgadas ao longo do primeiro turno. "Infelizmente, alguns eleitores acabaram votando em quem imaginaram estar ganhando, o que não era verdade, como dissemos o tempo todo, baseados em nossas pesquisas internas", disse Ana Júlia nesta segunda-feira, dia 4.

Ana Júlia disse ter recebido a confirmação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltará ao Estado para fortalecer sua campanha, possivelmente com a candidata à sucessão presidencial Dilma Rousseff (PT). Ela foi informada também de que ministros e governadores eleitos pela aliança nacional virão fortalecer a campanha da Frente Popular Acelera Pará. A confirmação foi dada à candidata, por telefone, pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ontem à noite e hoje de manhã.

Ontem, Ana Júlia acompanhou a apuração de votos no comitê central da coligação, situado na Avenida Gentil Bittencourt com a Travessa Nove de Janeiro, junto com a coordenação de campanha. A militância começou a festejar em frente ao prédio por volta das 21 horas, quando o percentual de votos apurados do candidato opositor começou a cair, indicando o segundo turno. Depois, a militância se concentrou na Praça da Leitura, em São Brás, para comemorar o resultado.

Aos jornalistas, ontem à noite, no comitê, Ana Júlia atribuiu a participação no segundo turno a Deus, ao povo do Pará e à garra e coragem da militância dos 14 partidos aliados: “Estou muito feliz”, disse. “Vamos mostrar o que fizemos pelos 144 municípios em parceria com o Lula e o que ainda vamos fazer pelo Pará junto com a Dilma”, adiantou a candidata, demonstrando confiança em conquistar mais votos no próximo turno.

“Agradecemos a cada jovem, cada mulher, cada trabalhador que acredita no nosso projeto de desenvolvimento do Pará, especialmente para aquelas pessoas que mais precisam”, disse.

Sobre a pesquisa publicada na véspera do primeiro turno, que apontava a eleição do candidato opositor em primeiro turno, Ana Júlia respondeu que, mais uma vez, as urnas mostraram que as pesquisas estavam erradas.

“Eu estava muito confiante que iríamos para o segundo turno. Eu disse de manhã para a imprensa: a pesquisa que vale é o povo votando na urna. Mais uma vez os institutos de pesquisa erraram no Pará. Os adversários cantaram vitória antes do tempo. Eu fiquei muito tranquila”, observou a candidata.

Ela lamentou que, infelizmente, as pesquisas acabem influenciando um percentual de eleitores indecisos, mesmo assim, uma parcela importante da população quer que o Pará continue crescendo com o projeto de desenvolvimento implementado por ela no Estado, que é o mesmo de Lula no Brasil.

Ana Júlia também respondeu que nunca pensou em garantir a vitória usando a máquina estadual: “Quem usa de forma indevida (a máquina) pode até pensar desse jeito. Fomos muito vitoriosos (chegando ao primeiro turno) porque o governo sofreu tantos ataques, como nunca vi. Sofri muita calúnia e baixaria. Mas conseguimos superar todos esses percalços”.

“Cumprimento os outros candidatos e vou procurar todos para buscar apoio no segundo turno. Não vou dispensar o apoio de absolutamente ninguém. A coligação deve ser ampliada com partidos e lideranças políticas”, anunciou Ana à imprensa.

Ana Júlia também respondeu que ainda não havia tido tempo de avaliar a votação município por município, mas adiantou que o percentual de votos dela foi fortalecido quando começaram a contabilização dos votos das regiões do Baixo Tocantins, Sul e Sudeste do Estado.

Ela também respondeu sobre o candidato ao senado da coligação, Paulo Rocha, que ficou em terceiro lugar: “Da forma como conduziram, não foi a melhor forma possível. Lamento que vá fazer oposição à Dilma no Senado”, disse, referindo-se ao candidato eleito do PSDB.

Em seguida, Ana Júlia saudou a militância que a aguardava na frente do comitê: “Eles não quiseram acreditar na nossa força. Vamos precisar ampliar com as nossas lideranças e principalmente com o povo. Vencemos a primeira batalha, mas não vencemos a guerra. Temos pouco tempo, vamos nos preparar. Estamos todos felizes. A pesquisa tentou nos derrubar mais uma vez, mas o povo desacredita nisso, acredita na sua própria força. Agora é mais um mês até a vitória”, conclamou.




--

Nenhum comentário:

Postar um comentário